Torta de castanha com sorvete de úisque, chocolate, curry e rúcula
Ingredientes
Massa:
6 ovos
450 g de açúcar
250 g de castanha-do-pará sem casca
3 colheres de sopa de farinha de rosca
100 g de curry
óleo de pimenta cumari
brotos de rúcula
Sorvete:
500 ml de creme de leite
500 ml de leite
12 gemas passadas na peneira
200 g de açúcar
200 ml de red label
Calda:
250 g de chocolate meio amargo
250 ml de água
75 g de açúcar
75 g de manteiga mole consistência de pomada
Modo de preparo
massa:
Bata o açúcar e a gema até ficar esbranquiçada, rale a castanha e reserve. Bata as claras em neve e reserve.
Acrescente as castanhas na massa de açúcar e gema. Coloque as claras em neve. Por ultimo acrescente a farinha de rosca, mexa os ingredientes delicadamente. Em uma forma de silicone, coloque a massa e asse por 13 minutos à 170º. Deixe esfriar e desenforme. Com uma peneira polvilhe o curry na superfície do bolo.
Sorvete:
Separe a clara das gemas, passe na peneira para tirar a pele das gemas. Bata as gemas e o açúcar na batedeira até obter uma massa branca. Ferva o leite e o creme de leite em fogo médio, retire do fogo, coloque as gemas batidas, mexendo sempre. Volte a mistura no fogo e deixe cozinhar (sem ferver), até ficar levemente cremoso. Passe por uma peneira e coloque o uísque. Retire do fogo. Deixe esfriar e leve a geladeira até congelar. Depois de congelado bata no liquidificador sem deixar descongelar, repita a operação mais 2 vezes para ficar cremoso. Se tiver a maquina de sorvete fica mais fácil e só colocar a massa lá dentro.
Calda:
Pique o chocolate e reserve.
Aqueça a água e dissolva o açúcar, acrescente o chocolate aos poucos e vá mexendo até que se incorpore.
Sem ferver, deixe a mistura reduzindo em fogo brando, até que reduza a metade. Retire do fogo, quando estiver em temperatura ambiente, adicione a manteiga e misture bem.
Montagem:
Cubra o fundo do prato com a calda, coloque o bolo por cima, depois uma bola do sorvete. Finalize com o curry polvilhado, decore com os brotos de rúcula e uma gota de óleo de pimenta.
Comentários
Postar um comentário